Thursday, 29 November 2018

Exposições sobre José Saramago nas III Jornadas Internacionais

No âmbito das III Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo, neste que é o ano das comemorações dos 20 anos do Nobel português, a I Cátedra Internacional José Saramago organiza várias exposições sobre o autor português. 

"O Premio Nobel de Saramago na Imprensa Galega"

A primeira é uma exposição inédita intitulada «O prémio Nobel de Saramago na imprensa galega». A 8 de outubro de 1998 foi anunciado que o Prémio Nobel da Literatura era, pela primeira vez, atribuído a um escritor de língua portuguesa. A imprensa global noticiou com apresso e reconhecimento este feito indissociável de toda a lusofonia. 

Na Galiza não foi diferente e, passados 20 anos, as notícias publicadas nos principais jornais galegos aquando do anúncio do Nobel poderão ser visitadas entre os dias 3 e 5 de dezembro, na histórica Casa das Campás, no campus de Pontevedra da Universidade de Vigo. A entrada ao público é gratuita e decorrerá entre as 9h e as 20h. 

A exposição foi organizada por Luísa Pina e a instalação contou também com o apoio de Laura Carrillo.


"José Saramago: 20 anos do Prémio Nobel"

Além disso, uma parceria entre o Camões, I.P. e a Fundação José Saramago tornou possível que qualquer instituição, em qualquer parte do mundo, tenha a partir de hoje à sua disposição uma exposição inédita, em português e inglês, comemorativa dos 20 anos do Prémio Nobel de Literatura de José Saramago. 


Com curadoria da FJS e realização do estúdio Silvadesigners, a exposição «José Saramago: 20 anos do Prémio Nobel» é composta por 22 painéis com fotografias de Estelle Valente, textos de Ricardo Viel e ilustrações de Gonçalo Viana que, em conjunto, traçam um panorama da atribuição do máximo galardão das Letras ao autor de Todos os Nomes.


A I Catedra Internacional José Saramago tem muito gosto em poder exibir esta exposição, no âmbito das III Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo, na Casa das Campás, entre os dias 3 e 5 de dezembro. A entrada é gratuita e aberta a todo o público.



"A passarola"

Finalmente, haverá também uma exposição de cinco obras de animação audiovisual que constituem representações e adaptações livres da passarola de Memorial do Convento, de José Saramago realizados por María Abal Blanco / Ruth Pérez Rodríguez; Laura Carrillo Neira / Bianca Anton Mihaela; Andrea Alonso Casado / Gels Caletrío Rubio / Sarah Espinosa / Yvonne Marielle López Gaus / Alba Velázquez García; Nicolás Vázquez Ben / Adrián García Suárez; e Daniela Lama Rodríguez / Carlota Rivas Corrales / Sheila Santana Rúa.

As cinco animações são o resultado das conclusões iconológicas e iconográficas alcançadas por estes grupos de estudantes da cadeira “Procesos de Animación Audiovisual II” (curso académico 2016-2018) do mestrado “Libro Ilustrado e Animación Audiovisual” (Facultade de Belas Artes da Universidade de Vigo). Trata-se de um projecto de colaboração e de investigação deste mestrado com a CJS que ainda se encontra em curso, uma vez que se pretende editar estas obras em formato DVD.

Cordenador do Mestrado: José Chavete Rodríguez.
Coordenador/a do projeto: Sol Alonso Romera & Fernando Suárez Cabeza.

Sunday, 18 November 2018

Espectáculo poético-musical de Electroplasma: "Do poleiro da sombra"

Se tudo a vãs palavras se reduz
E com elas me tapo a retirada,
Do poleiro da sombra nego a luz
Como a canção se nega embalsamada.
José Saramago

Dentro do marco das III Xornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo, que se celebrarán entre os días 3 e 5 de decembro, contarase coa performance poético-musical e audiovisual do grupo Electroplasma. 

Electroplasma é un proxecto formado por Xurxo Nóvoa e Alexandre Soares. Xurxo Nóvoa (Vigo, Galiza) é poeta e fundador do proxecto Guilherme e Bastardo, e Alexandre Soares (Porto, Portugal) é fundador de GNR e Osso Vaidoso. Eelectroplasma é un local itinerante onde se mesturan poesía, música e teatro, e onde a imrpovisación é un sinal de identidade. O Plasma é un dos estados físicos da materia que posúe propiedades bastante diferentes das de sólidos, líquidos e gases. Non posúe forma ou volume e é electricamente condutor. No universo, o plasma é o estado máis común da materia. O electro-plasma é un tipo de plasma que sostén a súa coherencia física grazas aos harmónicos. Pódese consultar máis información na páxina oficial do seu facebook:


A través do seu espectáculo "Do poleiro da sombra", Electroplasma introdúcenos no mundo de José Saramago. "Do poleiro da sombra" é unha performance poético-musical (e visual) na que Electroplasma propón um roteiro cósmico sobre a obra de José Saramago en ligazón coa poesía lusófona e mesmo universal, especialmente con aqueles autores e autoras da Galiza máis próximos da sua constelación literaria e da súa actitude ética. 

Electroplasma invítanos, da forma que segue, ao seu espectáculo, que se celebrará o próximo día 4 de decembro ás 19h00 no Salón X, da Facultade de Belas Artes (Pontevedra):

"Se nos acompanharem nesta passagem, durante uns 60 minutos seremos astronautas a percorrer o universo do Nobel: da Quinta da Broa à Sierra Madre de Chiapas, da faixa de Gaza ao Bundesbank, do Charco Verde e o Timanfaya à sombra das azinheiras sem idade.

Para esta travessia apenas precisam bagagem: vontade de nos encontrarmos e paixão para vivermos na dissidência e no improviso.

            Até breve e boa viagem!".